domingo, 18 de novembro de 2012

Exercício VIII - Vanguardas Históricas: Fauvismo e Abstracionismo.


 Fauvismo é uma corrente artística do início do século XX aliada à pintura, tendo como uma das características a máxima expressão pictórica, onde as cores são utilizadas com intensidade, além de outras, como a simplificação das formas, o estudo das cores. Os seus temas eram leves, e não tinham intenção crítica, revelando apenas emoções e alegria de viver.


Os princípios desse movimento foram:
  • Criar, em arte, não possui relação com o intelecto ou sentimentos;
  • Criar é considerar os impulsos do instinto e das sensações primárias;
  • Exaltação da cor pura.
 Na foto a seguir vê-se uma mão pintada com cores primarias,sem muita preocupação com forma ou espaço, onde as cores são a parte principal da composição.

Mão em cores





 Abstracionismo em sentido amplo, abstracionismo refere-se às formas de arte não regidas pela figuração e  pela imitação do mundo. Em acepção específica, o termo liga-se às vanguardas europeias das décadas de 1910 e 1920, que recusam a representação ilusionista da natureza. A decomposição da figura, a simplificação da forma, os novos usos da cor, o descarte da perspectiva e das técnicas de modelagem e a rejeição dos jogos convencionais de sombra e luz, aparecem como traços recorrentes das diferentes orientações abrigadas sob esse rótulo. Inúmeros movimentos e artistas aderem à abstração, que se torna, a partir da década de 1930, um dos eixos centrais da produção artística no século XX.

 A composição abaixo foi possível por meio da observação do efeito que a água caindo e a luz pode formar, uma imagem sem definição de formas, mas com a beleza tipica da arte abstrata.

Bolhas abstratas



Nenhum comentário:

Postar um comentário