domingo, 15 de abril de 2012

Mini estúdio

Caixa de papelão, papel seda e cartolina.


"Nenhum elemento é independente de outro: as coisa rimam umas com as outras e a luz lhes dá forma".
Henri Cartier-Bresson

Exercício I - Iluminação (fundo branco)

Luz direta superior
Nessa primeira foto foi utilizada apenas a luz de uma lâmpada direta acima do objeto, colocado em fundo branco. Fazendo com que a sombra se projetasse a frente do objeto tornando-o mais escuro frontalmente.


Luz amarela ao fundo e luz direta superior
 Nessa segunda foto houve a incidência da luz de fundo amarela, feita com a ajuda de uma vela. O que tornou o contraste entre a parte iluminada e a sombreada mais evidente.

Luz superior suave direta
Podemos observar nessa foto que a luz suave proporcionou uma foto onde o plano de fundo absorveu parte do azul do objeto exposto, notando-se também a preponderância de sombras que escondem detalhes do ursinho.


Luz amarela lateral
A luz utilizada nessa foto deu um novo tom tanto ao fundo como também ao objeto exposto e devido a sua localização tornou partes do objeto pouco visíveis por causa da incidência direto de seus raios.

Exercício I - Iluminação (fundo preto)

Luz de fundo e lateral
Foto feita com fundo preto, luz de fundo e luz lateral direcionada, o que possibilitou um destaque maior da separação entre o fundo e o objeto, ao passo que luz lateral iluminou o lado onde ela incidia e projetou sombra sobre o restante do urso.
Luz amarela lateral
Nessa foto foi utilizado apenas luz lateral amarela, observa-se maior luminosidade e alteração nas próprias cores do objeto fotografado, na parte onde a incidência direta da iluminação, e a projeção de sombra no lado oposto do mesmo.

Luz amarela de fundo e luz lateral
A luz de fundo utilizada nessa foto além de ajudar no destaque do objeto em relação ao fundo, suavizou também as sombras projetadas pela luz lateral.

Luz superior direta
Nessa foto há incidência de luz superior direta, projetando sombra sobre a parte frontal do objeto, mas sem comprometer muito a visualização de seus detalhes.