quarta-feira, 30 de maio de 2012

Exercício VII - Expressionismo

Foto I
 O expressionismo, nascido na Alemanha no final do século XIX, é maior que a idéia de um movimento de arte, e antes de tudo, uma negação ao mundo burguês. Seu surgimento contribuiu para refletir posições contrárias ao racionalismo moderno e ao trabalho mecânico, através de obras que combatiam a razão com a fantasia. Influenciados pela filosofia de Nietzsche e pela teoria do inconsciente de Freud, os artistas alemães do início do século fizeram a arte ultrapassar os limites da realidade, tornando-se expressão pura da subjetividade psicológica e emocional.

Exercício VI - Impressionismo

O Impressionismo é um movimento artístico surgido na França no século XIX que criou uma nova visão conceitual da natureza utilizando pinceladas soltas dando ênfase na luz e no movimento. Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da luz e da natureza.


A arte alegre e vibrante dos impressionistas enche os olhos de cor e luz. A presença dos contrastes, da natureza, transparências luminosas.

Exercício V - Composição fotográfica II (perspectiva)

A influência que o posicionamento da câmera e do fotógrafo tem no significado da imagem.

Foto 01 - Regra dos terços
Regra dos Terços é uma técnica utilizada na fotografia para se obter melhores resultados. Para utilizá-la deve-se dividir a fotografia em 9 quadros, traçando 2 linhas horizontais e duas verticais imaginárias, e posicionando nos pontos de cruzamento o assunto que se deseja destacar para se obter uma foto equilibrada.

Foto 02 - Centralizada
Foto em enquadramento fechado dando destaque maior a pessoa fotografada.

Foto 03 - Plongée
 Plongée, que significa mergulhar em francês, é o termo usado para definir um tipo de enquadramento em que a câmera filma o objeto de cima para baixo, simulando o espectador em uma posição mais acima do objeto, vemos a imagem como se estivéssemos mais altos.


Foto 04 - Contra-plongée
 contra-plongé, é como nome sugere, o contrário do plano anterior, neste a câmera filma o objeto de baixo pra cima, situando o espectador  abaixo do objeto e engrandecendo ele na tela, isso gera uma sensação de grandiosidade e superioridade do que está sendo filmado em relação ao observador.

 Foto 05 - "Entrando na foto"
Neste enquadramento a pessoa fotografada se encontra na parte esquerda da foto, com parte de seu corpo fora dos limites da foto dando a impressão de que ela está entrando na imagem.

Exercício IV - Velocidade e abertura

Light Painting


F-stop F/2.8, Exposure time 2.5 sec, ISO-800, Focal Lenght 5mm, Max aperture 3, sem flash.





F-stop F/3.2, Exposure time 4sec., ISO-800, Focal Lenght 5mm, Max aperture 3, sem flash.




F-stop F/5, Exposure time 7 sec, ISO-800, Focal Lenght 11mm, Max aperture 3, sem flash.


Movimento Congelado

       F-stop F/3.5, Exposure time 1/500 sec, ISO-800, Focal Lenght 11m, Max aperture 3, sem flash.




F-stop F/2.8, Exposure time 1/800 sec, ISO-800, Focal Lenght 5mm, Max aperture 3, sem flash.