Foco utilizado para enfatizar a imagem em primeiro plano, deixando claro seu destaque na foto, podendo ser utilizado também para destacar elementos em segundo plano.
Este blog é um espaço que tem por finalidade: a postagem das composições fotográficas que realizarei na disciplina de Fotografia I, 3º semestre do curso de Artes Visuais da UFRB.
domingo, 18 de novembro de 2012
Exercício XI - Moldura e Geometria
Moldura utiliza elementos para compor o enquadramento de outro elemento fotografado.
Geometria remete a elementos arquitetônicos com formas geométricas marcantes.
Exercício X - Cubismo
Cubismo movimento artístico cuja origem remonta à Paris e a 1907, ano do célebre quadro de Pablo Picasso, Les Demoiselles d'Avignon. Considerado um divisor de águas na história da arte ocidental, o cubismo recusa a idéia de arte como imitação da natureza, afastando noções como perspectiva e modelagem, assim como qualquer tipo de efeito ilusório. "Não se imita aquilo que se quer criar", diz Georges Braque, outro expoente do movimento.
A realidade plástica anunciada nas composições de Braque leva o crítico Louis Vauxcelles a falar em realidade construída com "cubos", no jornal Gil Blas, 1908, o que batiza a nova corrente.
A fotografia cubista buscava se afastar da pintura utilizando as capacidades e propriedades únicas da fotografia.Utilizava o emprego de formas geométricas como parte do enquadramento e o grotesco.
Exercício IX - Vanguarda Históricas: Dadaísmo e Surrealismo.
Dadaísmo foi um movimento artístico que surgiu na Europa (cidade suiça de Zurique) no ano de 1916. Possuía como característica principal a ruptura com as formas de arte tradicionais. Portanto, o dadaísmo foi um movimento com forte conteúdo anárquico. O próprio nome do movimento deriva de um termo inglês infantil: dadá (brinquedo, cavalo de pau). Daí, observa-se a falta de sentido e a quebra com o tradicional deste movimento.
Ready-made refere-se ao uso de objetos industrializados âmbito da arte, desprezando noções comuns à arte histórica como estilo ou manufatura do objeto de arte, e referindo sua produção primariamente à ideia.
Prédios e vias
Surrealismo nasceu no início do século XX, em Paris, fruto das teses de Sigmund Freud, criador da Psicanálise, e do contexto político indefinido que marcou este período, especialmente a década de 20. Ele questionava as crenças culturais então vigentes na Europa, bem como a postura humana, vulnerável frente a uma realidade cada vez mais difícil de compreender e dominar.
Os surrealistas deslizam pelas águas mágicas da irrealidade, desprezando a realidade concreta e mergulhando na esfera da absoluta liberdade de expressão, movida pela energia que emana da psique. Eles almejam alcançar justamente o espaço no qual o Homem se libera de toda a repressão exercida pela Razão, escapando assim do controle constante do Ego.
Exercício VIII - Vanguardas Históricas: Fauvismo e Abstracionismo.
Fauvismo é uma corrente artística do início do século XX aliada à pintura, tendo como uma das características a máxima expressão pictórica, onde as cores são utilizadas com intensidade, além de outras, como a simplificação das formas, o estudo das cores. Os seus temas eram leves, e não tinham intenção crítica, revelando apenas emoções e alegria de viver.
Os princípios desse movimento foram:
- Criar, em arte, não possui relação com o intelecto ou sentimentos;
- Criar é considerar os impulsos do instinto e das sensações primárias;
- Exaltação da cor pura.
Na foto a seguir vê-se uma mão pintada com cores primarias,sem muita preocupação com forma ou espaço, onde as cores são a parte principal da composição.
Mão em cores
Abstracionismo em sentido amplo, abstracionismo refere-se às formas de arte não regidas pela figuração e pela imitação do mundo. Em acepção específica, o termo liga-se às vanguardas europeias das décadas de 1910 e 1920, que recusam a representação ilusionista da natureza. A decomposição da figura, a simplificação da forma, os novos usos da cor, o descarte da perspectiva e das técnicas de modelagem e a rejeição dos jogos convencionais de sombra e luz, aparecem como traços recorrentes das diferentes orientações abrigadas sob esse rótulo. Inúmeros movimentos e artistas aderem à abstração, que se torna, a partir da década de 1930, um dos eixos centrais da produção artística no século XX.
A composição abaixo foi possível por meio da observação do efeito que a água caindo e a luz pode formar, uma imagem sem definição de formas, mas com a beleza tipica da arte abstrata.
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